Especialista em PMOC
Plano de Manutenção, Operação e Controle ou PMOC, como é mais conhecido, é um plano que estabelece os procedimentos e periodicidade com que é necessário verificar o estado de limpeza e conservação dos sistemas de climatização. Desde 2018, a partir da Lei n° 13.589/2018, esse plano passou a ser obrigatório para todos os edifícios de uso público e coletivo e também de uso restrito que possuem ambientes climatizados artificialmente.
O principal objetivo do PMOC é garantir a higiene dos equipamentos e das estruturas que estão relacionadas ao sistema de climatização para garantir que esses estejam livres de fungos, bactérias, ácaros, contaminantes e partículas prejudiciais à saúde.

Quais os benefícios que
o PMOC trouxe?
o PMOC trouxe?
Existem diversos estudos que associam o bom estado de higienização dos sistemas de climatização às melhores condições de saúde do trabalho. Uma vez que grande parte dos ambientes de trabalho – escritórios, fábricas e comércio – possui algum tipo de climatização.
Sabe-se que o afastamento do trabalho e até alguns casos de morte causado por doenças respiratórias são oriundas da transmissão de microorganismos por meio de aparelhos de ar condicionado. Foi a partir de dados como esse que foi criado o Plano de Manutenção, Operação e Controle.

Um segundo benefício notado foi que equipamentos que não recebem uma manutenção periódica apresentam perda de eficiência por conta do acúmulo de sujeira. Com o PMOC, é possível perceber uma eficiência energética maior e, consequentemente, uma redução na tarifa de energia elétrica.
Por se tratar de uma obrigação legal, o descumprimento total ou parcial do PMOC pode resultar em prejuízos graves para seu negócio, como multas, advertências e até interdição total ou parcial.
Como é realizado o
PMOC?
PMOC?
O primeiro passo é realizar um levantamento das informações do espaço, do sistema de climatização e também do número de pessoas que ocupam o espaço, a carga térmica instalada, a qualidade interna do ar, entre outros.
Com esses dados em mãos, é possível comparar os resultados obtidos com os valores de referência das normas técnicas. Então é emitido um relatório onde estão descritas todas as informações, as adequações necessárias e a rotina de manutenção que deve ser cumprida a partir de então.